Dicas de Saúde

Home / Dicas de Saúde

Teste pode detectar Alzheimer em sangue, diz estudo


06/01/2011 - Pesquisadores dos Estados Unidos publicaram hoje artigo anunciando que desenvolveram uma forma de usar o sistema imunológico para testar a presença do mal de Alzheimer, uma técnica que pode levar à criação de um exame de sangue para a doença em poucos meses. Clique aqui e continue lendo.



Artigo - Momentos do corpo: corpo e movimento

Por Vania Ramos - Psicomotricista; Psicopedagoga; Professora de Educação Física e Artística, mestre em Gerontologia e doutoranda em Ciências Sociais pela PUC-SP.

O corpo é o nosso primeiro encontro com a velhice, é aquele que mostra  a expressão flagrante dos anos vividos; nele encontramos as marcas da vida, as marcas vividas e as não vividas. Como se lida com a vida? Como vivemos envelhecemos, ou podemos dar um salto quântico? Reescrever a nossa história de outro jeito, com um outro olhar? Publicado aqui em 28/12/2010.    Clique aqui e continue lendo


Envelhecimento Ativo - Agir e Melhorar - Artigo

"Debater a questão do envelhecimento da população no Brasil e no mundo é uma das questões mais prementes da atualidade. Pela primeira vez na história mundial, haverá mais pessoas acima de 60 anos de idade do que pessoas de zero a quinze anos". Clique aqui e continue lendo

 

Idosos ativos melhoram a saúde


Principais doenças que afetam o idoso

Doenças cardiovasculares, câncer, enfisema e bronquite crônica e tantas outras têm maior incidência entre idosos. Veja aqui - de forma resumida - os principais sintomas, fatores de risco e formas de prevenção. Clique aqui e continue lendo


Aids entre idosos: cuidados redobrados

"Em 10 anos, a incidência de aids na população com mais de 60 anos teve um aumento de 50%, segundo o Ministério da Saúde.

O diagnóstico nessa população idosa é muitas vezes dificultado porque tanto o idoso quanto seus familiares e profissionais de saúde tendem a não cogitar a possibilidade da doença".   Clique aqui e continue lendo.

 

Tese de Mestrado: Os novos idosos com Aids

Tese de Mestrado de Marlene Zonitta, apresentada junto à Fiocruz -RJ, para obtenção do título de Mestre em  Ciência na Área de Saúde Pública, com o tema "Os novos idosos com Aids: sexualidade e desigualdade, à luz da bioética".

 "A sexualidade dos idosos tem sido negada, historicamente, ao longo das construções de estereótipos negativos. Entretanto, o registro crescente do número de pessoas contaminadas pelo HIV, nas faixas etárias mais velhas, traz à tona a sexualidade dos idosos – não pela sua negligência ou anulação - mas sob o viés da doença que é o HIV/aids". Clique aqui e continue lendo. 

 

Envelhecimento Ativo: uma política de saúde

Documento Oficial da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), organissmo da ONU.

O Programa do Ministério da Saúde “Brasil Saudável” envolve uma ação nacional para criar políticas públicas que promovam modos de viver mais saudáveis em todas as etapas da vida, favorecendo a prática de atividades físicas no cotidiano e no lazer, o acesso a alimentos saudáveis e a redução do consumo de tabaco. Estas questões são a base para o envelhecimento saudável, um envelhecimento que signifique também um ganho substancial em qualidade de vida e saúde.

Clique aqui e leia a íntegra

A-     A+

Não à PEC 287

Enquete
Quais as ameças do Governo aos trabalhadores e aposentados?
Reajuste anual abaixo da inflação
Pensões e aposentadoria abaixo do Salário Mínimo
Fixar idade para aposentar aos 65 anos e subir para 75 anos
Retirar recursos próprios da Previdência para pagar dívida
Dificultar e negar pagamento de pensão por morte
Dificultar e negar pagamento de auxílio doença
Cortar investimentos em saúde, educação, segurança...
Todas as opções acima e muitas outras
Agenda