Publicado em 29/10/2019 por
Notícias da FAP/MG
COBAP realizou em Gramado um dos melhores congressos de sua história

29/10/2019 - Em 34 anos de história tornou-se tradição a COBAP promover manifestações e eventos memoráveis, principalmente nas gestões do presidente Warley Martins.

 

O XXV Congresso Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, realizado de 24 a 28 deste mês, em Gramado, na Serra Gaúcha, foi além das expectativas. Tudo transcorreu na mais perfeita ordem, desde a chegada das delegações até à despedida do último congressista. Ótimas refeições foram servidas, hospedagem de primeiro mundo, debates de alto nível e muita alegria.

 

Foi um sucesso, coroado de elogios pelas federações e por quase 600 participantes.

 

Por quase uma semana, a maravilhosa cidade turística de Gramado/RS tornou-se a "Capital Nacional dos Aposentados", recebendo caravanas de todas as regiões do Brasil.

 

Os organizadores se preocuparam com cada detalhe, proporcionando conhecimentos, troca de experiências, exemplos de cidadania, emoções e muita diversão aos participantes.

 

O mega evento mesclou palestras, eleições democráticas, reuniões, assembleias e bailes durante as quatro noites.

 

Mais uma vez, a Confederação cumpriu seu papel e mostrou que faz um trabalho sério voltado às entidades de base, a seus associados e familiares.

 

Defesa da Previdência é prioridade da COBAP

Em defesa do Sistema Único de saúde (SUS), o psicólogo e consultor Luís Carlos Bolzan falou sobre a organização, a estruturação e o funcionamento do sistema no momento atual.

 

Através do princípio de que “todos nós temos o direito de usar o Sistema Único de Saúde”, garantido na Constituição Federal de 88, Bolzan discorreu sobre a estrutura baseada na descentralização, com ações definidas para municípios, estados e a União. Destacou também a importância da participação da comunidade para a garantia do controle social e de atendimentos de qualidade.

 

ENTIDADES - Já o administrador especialista em controladoria, custos e engenharia de produção, Raul Antônio Tormen, falou sobre Gestão e Liderança. Segundo o consultor, a parceria e a ajuda mútua são fundamentais para o bom funcionamento das organizações, em especial as associações filiadas para garantir atendimento de qualidade aos aposentados e pensionistas.

 

CNAPI - Paralelamente às palestras, o Congresso da COBAP sediou reunião da direção da Central Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (CNAPI). Participaram dos debates e planejamento as lideranças Iburici Fernandes, Robson Bittencourt, Sergio Vieira e Nelson Osório, que traçaram estratégias de atuação da Central.

 

MULHERES - Cada vez mais fortes e organizadas no movimento nacional, as mulheres também estiveram reunidas. Além da secretária da mulher da COBAP, Tânia Herrera, as líderes Maria de Lourdes (AL), Ermildes dos Santos (ES), Maria do Socorro (PB), Salete Búrigo (SC), Elizabeth Ramos (BA) e outras mulheres do movimento definiram estratégias para fortalecer as pautas e mobilizações das mulheres aposentadas nas suas bases.

 

O presidente reeleito, Warley Martins, encerrou as atividades complementares do Congresso, destacando a importância da boa gestão nas associações para fortalecer as lutas do movimento. Ele citou como o exemplo a Associação de Aposentados e Pensionistas de Catanduva (SP), entidade que ele já presidiu e se tornou referência na prestação de bons serviços.

 

GRATIDÃO - A diretoria eleita da COBAP, que recebeu 90% dos votos dos delegados de todo o País, agradeceu a confiança e todo o apoio prestado à chapa liderada por Warley Martins Gonçalles.

 

Para Warley, “nosso maior compromisso é honrar cada um dos votos recebidos com muito trabalho, e continuar a nossa luta em defesa dos aposentados, pensionistas e idosos brasileiros”.

 

CONSELHO DELIBERATIVO - Em conformidade ao Estatuto da COBAP, durante o XXV Congresso, foram escolhidos os integrantes da direção do Conselho Deliberativo da COBAP.

 

O Conselho Deliberativo, ou CODEL - como é chamado - é composto por dois titulares e dois suplentes indicados por cada Federação estadual, sendo os integrantes referendados na assembleia geral eleitoral da COBAP.

 

Participaram da reunião 33 representantes de estados, indicados por suas respectivas Federações.

 

Como não houve consenso quanto à direção do órgão, procedeu-se democraticamente à eleição por votação secreta, com duas chapas concorrendo.

 

Uma delas foi liderada pelo ex-presidente do CODEL, o advogado catarinense Osório Diesel. A outra pelo ex-bancário e sindicalista Antonio Santo Graff (PR), sendo esta última a vitoriosa.

 

Antônio Santo Graff obteve 19 votos, tendo como vice-presidente Pedro Alcântara Rodrigues (SC). O primeiro-secretário eleito é Nelson Pereira de Araújo (MS) e segunda-secretária Maria da Graça Cavalcanti (PE).

 

A chapa de Osório Diesel recebeu 14 votos.

 

Graff disse que será perseverante na independência do Conselho Deliberativo.

 

São Luís do Maranhão: próxima sede - A belíssima São Luís do Maranhão foi escolhida como sede do próximo congresso ordinário da COBAP, a ser realizado em outubro de 2021.

 

A decisão foi tomada de forma democrática em assembleia geral. Todos os congressistas tiveram oportunidade de votar erguendo seu crachá.

 

Inicialmente três estados concorreram: Bahia (Costa do Sauípe), Paraná (Foz do Iguaçu) e Maranhão (São Luís).

 

A Federação da Bahia, através do presidente Bispo, abriu mão da candidatura. Os delegados decidiram entre Foz do Iguacu e São Luís do Maranhão, optando em massa pelo estado nordestino.

 

O estado é mundialmente conhecido pelos famosos Lençóis Maranhenses, que atrai turistas de dezenas de países e de todo o Brasil. A capital está localizada numa ilha, sendo considerada a única cidade brasileira fundada por franceses. 

 

A organização do XXVI Congresso Nacional dos Aposentados estará por conta da COBAP em parceria com a nova federação do Maranhão. Em breve, mais informações serão divulgadas sobre o evento.