Publicado em 19/05/2020 por Jornal Extra - RJ
Notícias da FAP/MG
Beneficiários do INSS devem ficar atentos a golpes

19/05/2020 - A Secretaria de Previdência do Ministério da Economia divulgou alerta sobre diversos golpes que estão sendo praticados por fraudadores que se passam por representantes do INSS para oferecer supostos benefícios e extorquir os segurados. Os golpes ocorrem por telefone, carta ou e-mail.

Em uma das fraudes mais comuns, o estelionatário entra em contato com o beneficiário da Previdência, por telefone,fingindo ser do Conselho Nacional de Previdência. Sob a falsa alegação de que o cidadão teria direito a receber atrasados, solicita depósito em conta bancária, afirmando que a "taxa" seria necessária para a liberação de pagamento.

Há ainda situações em que os fraudadores enviam documentos aos segurados se passando por uma falsa "auditoria geral Previdenciária".

'Todos os serviços e valores a receber, quando existentes, são disponibilizados deforma gratuita aos segurados", reforçou a secretaria. Além disso, membros de conselhos ligados ao órgão não entram em contato com segurados. O órgão reforçou ainda que não solicita dados pessoais de segurados por email ou telefone. As vítimas desse tipo de abordagem devem registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Ontem, o INSS publicou portaria que passa a permitir que os trabalhadores corrijam informações do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) pelo telefone 135.


Publicado originalmente no jornal Extra - RJ