Notícias

23/08/2019 - Notícias da FAP/MG
Em SP, aplicativo de transporte atende idosos e pessoas com deficiência
por FAP/MG

Prêmio para Acesso Já23/08/2019 - A prefeitura de São José dos Campos recebeu o prêmio Inova Cidade 2019, pela implantação do programa "Acesso Já", aplicativo de telefone que fornece transporte gratuito para idosos, pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção.


O prêmio foi entregue a 20 cidades do País, na sétima edição do congresso de cidades inteligentes, o mais importante evento da área na América Latina, realizado no mês passado.


“Para ser premiado, avaliamos se a proposta gera impacto social significativo, ou seja, se a população é beneficiada diretamente. Além disso, avaliamos a eficiência do serviço, que é a capacidade de gastar mais com menos, a eficácia, que é a capacidade de transformar algo que já existe e a permanência do projeto”, disse Marcio Schiavo, responsável pela avaliação dos projetos.


O "Acesso Já", serviço de transporte para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, funciona de forma complementar ao transporte público convencional. O interessado se cadastra junto à Prefeitura, levando a documentação exigida. A prefeitura avalia as reais necessidades da pessoa e, caso aprovada, ela terá o aplicativo instalado em seu celular, com uma cota mensal de transporte que poderá utilizar. A cota é medida em quilômetros rodados, que equivale também a determinado valor em dinheiro.


O beneficiário poderá solicitar o transporte para qualquer finalidade, como ir a hospital, banco, shopping, casa de parente ou o que desejar, limitado à cota mensal. A pessoa é atendida por veículos de passeio comuns ou adaptados, por exemplo para cadeirantes. Em geral, os veículos são os mesmos que prestam serviços via outros aplicativos, como Uber, Cabify ou 99. Em cada viagem, podem ser transportadas exclusivamente a pessoa beneficiária e um acompanhante.


O serviço é prestado pela empresa dona do aplicativo e pago pela Prefeitura de São José dos Campos, a primeira do Brasil a utilizar o sistema. De acordo com a operadora, atualmente são realizadas 3.500 viagens por mês, percorrendo 55.000 km e transportando 330 pessoas cadastradas.


O serviço inovador foi tema de reportagem na Rádio Inconfidência AM 880, nesta sexta-feira (23/8), no programa "Revista da Tarde", apresentado pela jornalista Guga Barros, no quadro "Viver sem Barreiras", produzido e apresentado por Renato Lara Júnior.

Comentar

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Comentários

Nenhum comentário ainda.