Notícias

14/10/2020 - Notícias da FAP/MG
FAP/MG parabeniza COBAP pelos 35 anos de lutas e conquistas
por FAP/MG

14/10/2020 - A Confederação Brasileira dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (COBAP) completou, neste mês de outubro, 35 anos de promoção e defesa desses segmentos.

Nesses anos de lutas e muita coerência, foram muitas as vitórias e conquistas em favor dos aposentados, pensionistas e idosos.

Entre essas se destacam diversos dispositivos incluídos na Constituição Federal de 1988, como a criação da Seguridade Social - das mais importantes conquistas sociais - e o direito à gratuidade nos transportes coletivos urbanos, a partir dos 65 anos.

Vitória histórica e inesquecível foi o reajuste de 147% em todas as aposentadorias e pensões do INSS, em 1991. A luta pelos 147% mobilizou milhões de pessoas em todo o País. Foram centenas de manifestações, protestos e pressões junto ao Congresso Nacional. O reajuste igual ao do salário mínimo tornou-se realidade pela justa e corajosa sentença  da então juíza federal e depois desembargadora Salete Maccaloz, sempre lembrada e reverenciada pelo segmento.

Destaque para o Estatuto do Idoso, de iniciativa do atual senador Paulo Paim. A COBAP, as Federações e associações de base batalharam durante sete anos para a formulação, aprovação no Congresso e sanção pelo Presidente da República, concluída em 2003. O Estatuto é considerada uma das legislação de inclusão e promoção mais avançadas do mundo. Ela consagra dezenas de direitos e inovações em defesa dos idosos. Esta foi uma legítima conquista do povo brasileiro, à qual a COBAP esteve à frente.

Atendimento prioritário, desconto de 50% nos eventos esportivos e culturais, aumento das penas em crimes cometidos contra idosos, proibição de benefício previdenciário inferior ao salário mínimo, criação do Conselho e do Fundo Nacional do Idoso e tantos outros avanços sociais têm a marca da coragem, defesa e insistência da COBAP.

Para Robson de Souza Bittencourt, presidente da FAP/MG, "mesmo que muitas pessoas não saibam, o movimento nacional de aposentados, pensionistas e idosos, liderado pela COBAP, é responsável por dezenas de avanços e direitos sociais. Fazemos votos que essa caminhada prossiga ainda por muitos anos, na conquista de um Brasil inclusivo, justo, igualitário e respeitador de todos e de todas, sem exceção. Salve a COBAP. Parabéns a seu presidente Warley Gonçalles!!!".

A COBAP tem sede em Brasília, sendo presidida atualmente por Warley Martins Gonçalles. Reúne federações de âmbito estadual e associações locais de aposentados e pensionistas. Congrega atualmente mais de 800 mil filiados.

Comentar

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Comentários

Nenhum comentário ainda.
Calendário INSS

Calendário INSS 2020

A-     A+

Não à PEC 287

Agenda
Enquete
Igrejas devem pagar impostos e contribuições para o INSS?
Não
Sim, com critérios
Sim