Notícias

22/03/2011 - .: Pensar Brasil
Rio inaugura primeira escola de educação financeira do país
por Diário do Vale - RJ

22/3/2011 - O Rio de Janeiro ganhou hoje a primeira escola de educação financeira do Brasil.  Administrada pelo Fundo Único de Previdência Social do Estado do Rio de Janeiro (Rioprevidência), a Escola de Educação Financeira oferece aos 430 mil servidores ativos, aposentados e pensionistas estaduais cursos gratuitos sobre gerenciamento de orçamento familiar, mercado financeiro, créditos e previdência.


A escola, que também reservará parte das vagas disponíveis ao público em geral, já está com as inscrições abertas. As aulas começam no dia 4 de abril.


De acordo com o diretor-presidente do Rioprevidência, Gustavo Barbosa, a autarquia firmou parcerias com outros órgãos e instituições autorreguladoras do Sistema Financeiro Nacional, como a Bovespa e a Comissão de Valores Mobiliários, para realizar as capacitações. Ainda segundo Barbosa, o objetivo é divulgar os benefícios da cultura de planejamento de vida, principalmente aos seus segurados.

 

- Criamos a escola porque notamos a necessidade dos servidores ativos, aposentados e pensionistas de aprender como funciona o sistema financeiro, como, por exemplo, o empréstimo consignado. Pesquisamos e descobrimos que muitos dos segurados não conseguiam pagar suas dívidas e faziam empréstimos. No fim, tudo virava "uma bola de neve". A ideia da unidade de ensino é fazer com que a pessoa possa planejar a longo prazo suas decisões de consumo, poupança e investimento - afirmou o Gustavo Barbosa.


Localizada no bairro de Vila Isabel, na Zona Norte do Rio, a escola inclui em seu programa cursos básicos para idosos, crianças e jovens. Segundo o secretário de Educação, Wilson Risolia, a proposta é aproveitar o espaço do Rioprevidência para que alunos dos ensinos Fundamental e Médio da rede estadual possam aprender a realizar um planejamento financeiro e assegurar um futuro sem dívidas.


- A parceria com o Rioprevidência começou em 2009, estimulando a educação financeira nas escolas do Estado. Está na nossa agenda trazer estudantes dos nossos colégios para participar dos cursos, que são de curta duração e bem práticos. É uma maneira de premiar aqueles que se destacarem nas salas de aula. Eles poderão aprender com profissionais do mercado financeiro de capitais. Esse projeto tem tudo para dar certo - disse Risolia.


Publicado pelo site de notícias Diário do Vale

Comentar

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *
 

Comentários

Nenhum comentário ainda.